Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Fotos

AMD prepara processador com seis núcleos

26.02.2009 19:00 32 Comentários postado por Felipe Lobo Próximo Post Post Anterior

Na briga pela liderança em processadores, a AMD anunciou o lançamento de um processador com seis núcleos no segundo semestre de 2009. É o Istanbul, que promete desempenho muito acima da atual geração de processadores.

A medida vem como resposta ao lançamento do "Dunnington", processador da Intel de seis núcleos, oferecido para servidores. A Intel, inclusive, já anunciou que está desenvolvendo uma nova arquitetura de processadores, chamada Nehalem, que promete ser ainda mais eficiente do que os Dunnington.

A AMD usou uma plataforma que permitirá, no futuro, que servidores usem 12, 24 ou 48 núcleos no futuro. A base de desenvolvimento foram os processadores de 45 nanômetros (assim como o Dunnington) e quatro núcleos chamado Opteron.

A briga promete esquentar nesse mercado!

Qual processador você usa e prefere e por quê?

Posts relacionados
Comentários dos leitores
enviado por caio soares
26/02/2009 21:05

Intel... porque mesmo eles sendo mais caros eles possuem melhor desempenho e possuem melhor compatibilidade com placas de video mais modernas e possoem melhores opções de placas mae a escolher =D Go go go INTEL !

Responder
enviado por Sl8r Jeff
26/02/2009 21:11

Sei lá porque, já veio no PC haha

Responder
enviado por Sl8r Jeff
26/02/2009 21:12

Só complementando é um Intel

Responder
enviado por Rafael Bernardo
26/02/2009 21:41

Intel, uso e estou de acordo, vc paga um pouco mais, mas em compensação recebe mais confiabilidade e desempenho.

Responder
enviado por Johnathan Senger
26/02/2009 21:47

intel com certeza

Responder
enviado por desimon
26/02/2009 22:54

A intel já testa processadores com 80 núcleos. Isso eu vi num vídeo que tinha na iTv.

Responder
enviado por desimon
26/02/2009 22:54

Intel.

Responder
enviado por Renato Q
26/02/2009 23:03

Eu nao sei se alguem ja percebeu mas a AMD so lanca produto novo depois que a Intel ja lancaou o dela. E essa e uma das razoes da qual a AMD nunca sera lidere de mercado e sempre sera conhecida como a irma pobre da Intel. e nao so isso mas a AMD so existe para que nao tenha uma monopolia no mercado pela Intel.

Responder
enviado por Dj Bira
26/02/2009 23:31

Agora eu digo por quanto que vai custar isso? 3 4 mil ? ahIHau Mais? é complicado!!

Responder
enviado por caio soares
27/02/2009 00:21

Caro Bira... isso eles já custam... caso vc nao saiba hj um core i7 nao sai por menos d 1200 reais, sendo um dos mais basicos e um dos mais caros que sao os modelo Extreme nao saem por menos do q a faixa d 3 a 4 mil reais... isso eles sendo d 4 núcleos, agora imagina um de 6 8 10 ou vai saber... fora que tem q se fazer placas maes q suportem a tecnologia e trocar o modelo das memórias pq DDR3 nao vai conseguir acompanhar essa super evolução mais...

Responder
enviado por Rafael Lucas
27/02/2009 00:50

eh.. nunca gostei da AMD... os caras nao inovam, só copiam >< fico p... com isso ¬¬

Responder
enviado por Aucimar santos
27/02/2009 01:44

Amd...p/ jogos sao os melhores,Tem em seu nucleo a tecnologia inventada pela Amd de controlar memorias,obtendo um desempenho superior em jogos e graficos,economizam mais energia e aquecem muito menos que os da Intel...p/ quem nao sabe a Intel foi quem copiou essa tecnologia de controle de memoria de nucleo da Amd...Resumindo: jogos e diversao vai de Amd,que sao melhores...trabalho e projetos,vai de Intel que sao melhores.

Responder
enviado por Heriberto Neves da Silva Júnior
27/02/2009 06:35

Rafael Lucas, a Intel copiou o Quick Patch da AMD entre outros, não é só a AMD que copia, se duvidar a Intel copia ainda mais. Mas ainda assim eu prefiro a Intel, é a que tem os processadores com melhor desempenho atualmente. Sendo que esqueceram de divulgar na notícia o fato de que os Nehalem ja foram fabricados como sendo os Core i7 e que até o ano que vem eles ja lançaram os Nehalem de 8 núcleos e de arquitetura 32nm, o que se torna muito superior aos da AMD que só por agora estão conseguindo arquitetura 45nm.

Responder
enviado por Heriberto Neves da Silva Júnior
27/02/2009 06:39

Aucimar santos, seu conceito sobre os dois processadores esta completamente errada. Veja que ninguem costuma usar processadores AMD para fazer testes em placas de vídeo pois sempre irão obter um desempenho pior em jogos ou o que for. Você ta baseando por conhecimento popular ou o que? De longe que os Intel estão na frente, gastando menos energia e esquentando menos. No que você se baseia pra dizer que eles são melhores nisso do que os da intel? Faça uma análise melhor e vai ver que por conta da arquitetura dos dois, a intel fica melhor nesses dois quesitos, pois como eu disse, só agora a AMD esta fazendo processadores de 45nm sendo que a intel ja ta ainda ja frente criando os de 32nm.

Responder
enviado por Allan
27/02/2009 10:19

O processador TOP da intel sempre foi melhor do que o TOP da amd... mas com o amd x4 II.. de 4 núcleos que foi apresentado na ultima CES, é melhor do que o i7 da intel, pelo simples fato de ser o único verdadeiro processador quadcore, pois qndo é ligado ele liga os 4 núcleos ao mesmo tempo e não como o i7 que vai ligando os núcleos de acordo com a necessidade de processamento... Agora com essa leva de novos processadores, realmente não sei quem está no topo... mas que essa briga é MUITO boa para nós consumidores, isso é.. pois quanto maior a concorrência menor o preço!!!!

Responder
enviado por Márcio Pereira Soares
27/02/2009 12:30

Meus amigos! Eu sou tecnico e informática a 8 anos e o mais duro é concorrencia que nos atinge e muito. Eu acho que ficaria muito melhor se a intel e a amd trabalhacem com o mesmo socket ai ficaria melhor, não existiria tantos problemas de compatibilidade e aceitação no mercado. Embora as 2 marcas tenha suas vantagens eu acho que nós consumidores finais precesariamos de algo para nos dá o direito de escolha e não de Upgrade

Responder
enviado por Augusto
27/02/2009 14:12

Eu uso intel por preferencia e falta de opçao.. a minha MB tem uma limitação que quando eu coloco outro processador nao rola ai fiquei amarrado no celeron... tenho um P4 3.0 mas qdo coloco ele roda em 1.5 e nao tem nada pra fazer, se nao me engano eh o FSB q limita isso q o da minha mb eh no maximo 266...

Quanto aos AMD nunca gostei deles, é uma opniao pessoal, quando fui ajudar um amigo a montar um PC tinham feito uma lista pra ele com as peças e tava la o AMD, eu nao comprei nada do q tinha na lista dele, fiz td diferente.. ele ficou mto contente, ja faz +- uns 6 meses e ele ainda esta satisfeito com o computador.. é o mesmo com GPU, prefiro a Nvidia..

Responder
enviado por Ronaldo Costa
27/02/2009 20:08

Lido com computadores na condição de usuário e procurando ler tudo o que é publicado a respeito de processadores nas poucas revistas que merecem credibilidadade pela qualificação de seu corpo editorial, editadas em português. Então acredito poder afirmar sem "axismos" ou deslumbramento que tanto os AMD como os INTEL são excelentes processadores e atendem as expectativas por meio de seus varios modelos, de qualquer amador ou profissional.Vejo entretanto, algumas pequenas diferenças que tem muito mais a ver com política de mercado do que competência tecnológica, a saber:A INTEL tenta manter em estado delirante, conseguido nos primórdios dos microprocessadores, a grande massa de usuários que conhece pouco, pensa menos e por isso acredita que só é bom o que for mais caro; ea AMD desenvolve processadores cuja arquitetura e planejamento tecnológico possibilita vende-los mais barato.Sintetizando, eu sempre usei processadores da INTEL, mas tenho consciência de que sou um 'tremendo otário' a sustentar burocratas barrigudos que comandam engenheiros tão brilhantes quanto os da AMD.

Responder
enviado por José Lírio Vermeule
27/02/2009 22:18

Com certeza a AMD é muito melhor em desempenho, digo por experiencia própria, e também eles duram mais, os processadores novos principalmente os core duo e core 2 duo da INTEL queimam atoa além do que o desempenho com o vista é ridiculo... AMD sem duvida é o melhor em performance e durabilidade, quem intende de computadores entende o que eu digo... INTEL é só modismo mesmo!!!

Responder
enviado por Heriberto Neves da Silva Júnior
27/02/2009 23:35

José Lírio, você se baseia nos próprios conhecimentos com uma ou duas experiencias pra afirmar que os AMD's são melhores? Faça uma análisa em sites de confiança, pesquise no guru 3d, tom's hardware, clube do hardware. Em todos esses sites você não vai encontrar um relato sequer de um processador intel "queimando". Se queima, basicamente se deve ao fato de alguem estar tentando fazer overclock nele, mas nem assim escuto falar de processadores queimando. Os processadores da Intel são feitos pra durarem pelo menos 20 anos. Os AMD's passam longe dos Intel e não tem nada de modismo, é só saber fazer uma análise técnica pra chegar ao óbvio. Comparem o cache dos processadores, a arquitetura, a frequencia, a voltagem. Tenho uma vasta experiencia no assunto e posso afirmar com todas as palavras que a Intel esta dois anos à frente da AMD. A AMD tem seus processadores mais baratos, mas com seu desempenho inferior, os AMD's mais "potentes" não são nada baratos e não chegam nem perto do desempenho dos da Intel. Então por favor, parem de basear no "conceito popular" e façam uma analise geral que vão achar a resposta correta, é só pesquisar nesses sites que vai ver que todas as configurações que eles costumam usar pra testar placas, jogos e outros são apenas com pcs usando Intel por sua superioridade. Não sou fã de nenhuma das duas marcas, tenho dois pcs, um com cada processador, tudo o que eu disse só é baseado no óbvio por base de analise e comparações.

Responder
enviado por Heriberto Neves da Silva Júnior
27/02/2009 23:47

Querem matar a dúvida de qual é o melhor de uma vez? Simples, só analisem o teste do clube do hardware comparando as duas marcas: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1514 . E ponto final, quem ler isso e ainda achar que os AMD's são melhores, então tem algum problema.

Responder
enviado por Karlão
27/02/2009 23:51

Vcs são meninos, eu como homem feito sou dotempo q ñ havia monopolio, é sim a Ciryx, AMD, Intel denteo outras fabricantes de processadores. É muito grave no planeta atualmente só existirem apenas duas fabricantes de processadores, ´j pesnarem meninos igenuos? Pense se forem capas, apenas duas empressa fabricando carros. É mole? pode uma coisa desta magnetude. A intel é uma empres como outra qualquer. Sempre gostei de Pepsi existe a Coca smepre Gostei de AMD existe a Intel é mto bom e saudavel meus filhos a cocorrencia até para nossa propria evoluçãodas especies e das novas tecnologias como dizia Darwin...

Responder
enviado por Karlão
28/02/2009 00:13

Vcs são meninos, eu como homem feito sou do tempo q ñ havia monopolio, é sim a Ciryx, AMD, Intel dentre outras tantas fabricantes de processadores. É muito grave no planeta atualmente só existirem apenas duas fabricantes de processadores, Medintem meninos igenuos? Pense se forem capazes. Apenas 02 empresas fabricando carros. É mole? pode uma coisa desta magnetude. A intel é uma empresa como outra qualquer. Existe Pepsi, existe a Coca sempre Gostei de AMD existe a Intel. É mto bom e saudavel a concorrencia e saber qual é a melhor é uma questão de gosto meus filhos. A evolução das especies e das novas tecnologias como dizia Darwin só veêm com a disputa é computadores mais sofisticados sobrevivem. Parem seus merdas ou seria seus nerdas de se preocupar com marcas isto é puro markting mershandising (fiz curso+ eskeci o ingles)... Começo um curso dia 30 proximo inscrição pelo meu email gratis De Como Seria Um Mundo Maravilhoso i Melhor se Tivessimos + Empresas (varias como de Celulares)fabricantes de processadores centrais como fabricantes de carros. Pela falta, pelo defict na concorrencia de produção de processadores a informatica caminha a passo de tartaruga e uns otarios apedeutas, estão preocupados qual é melhor a Intel ou a AMD. Vou ser sincero as duas são umas bostas... rsrsrs Estimulo a concorrencia, para a felicidade dos consumidores, acho que o processadores deveriam ter no minimo uns mil nucleos e agora que vai sai o hexa-nucleo estamos no dual e quadri que atrazo destas duas empresas sem concorrencia e estes otarios estam precocupados com qual destas bostas é melhor ou pior.

Responder
enviado por DILLAN
28/02/2009 00:41

Falar que e AMD so copia e uma grande falta de conhecimento de informatica,esses babacas que preferem a INTEL nem sabem que quem lancou os processadores de 64 bits foi a AMD.Gracas a AMD os precos da INTEL foram obrigados a baixarem de preco,assim como aconteceu com as placas de video da NVIDIA,que baixaram de preco devido a concorrencia da ATI RADEON.Sou mais AMD e quem e contra e pq faz parte dos ignorantes que so compram os produtos por causa do nome!Sao crias do TIO BILL que querem monopolizar o comercio da informatica.

Responder
enviado por DILLAN
28/02/2009 00:42

Falar que e AMD so copia e uma grande falta de conhecimento de informatica,esses babacas que preferem a INTEL nem sabem que quem lancou os processadores de 64 bits foi a AMD. Gracas a AMD os precos da INTEL foram obrigados a baixarem de preco,assim como aconteceu com as placas de video da NVIDIA,que baixaram de preco devido a concorrencia da ATI RADEON. Sou mais AMD e quem e contra e pq faz parte dos ignorantes que so compram os produtos por causa do nome! Sao crias do TIO BILL que querem monopolizar o comercio da informatica.

Responder
enviado por vitor
28/02/2009 16:32

Eu uso um celeron 2,66ghz, e ainda não vi necessidade de trocar. Essas noticias que falam a respeito das novidades da informática não me surpreendem mais. Eles querem que compremos os produtos deles, mas não dizem pra gente o que devemos fazer quando ele ficar ultrapassado e não servir mais, como é o caso de computadores da década passada. No lixo é que não podemos jogar, porque essas coisas tem materiais tóxicos que iriam poluir o solo e os lençóis freáticos contaminando a agua que bebemos. Eles devem desenvolver alguma maneira de reciclar essas coisas, para que nem o nosso planeta e nem a nossa saúde, saiam prejudicados nessas brigas entre empresas que desejam dominar o mercado. O celeron 2,66 ghz que uso, ainda me serve, mas o que farei com ele quando os softwares ficarem tão sofisticados, que o tornem obsoleto?

Responder
enviado por Igor Devens
28/02/2009 17:21

Talvez a tradicao de se dizer q a AMD soh copie vem da epoca.. decadas atras.. quando a INTEL teve a mirabolante ideia de liberar os seus segredos de hardware a fabricantes de perifericos placas etc etc.. para assim ter varios fornecedores e com isso um produto final, computador.. mais barato q a concorrencia.. q fabricava desde o processador, ate as memorias etc etc.. essa foi a sacada da intel.. por isso ela eh lider ainda hoje.. masss como nada eh perfeito surgiu uma concorrente que utilizou os seus segredos de hardware para desenvolver um microcontrolador semelhante e "compativel", AMD. No seu inicio sem duvida era copia barata dos Intel.. mas o tempo passou... e hoje eh tambem um produto de qualidade.. Falar qual eh melhor eh complicado.. lembro que na epoca do Atlhon XP 2800... :) a amd ganhava em desempenho comparando com os Intel, P4.Mas a intel mudou o caminho.. tenho dois AMDs em casa.. mas se fosse comprar um novo pc por agora.. sem duvida escolheria um Intel..

Responder
enviado por Heriberto Neves da Silva Júnior
01/03/2009 20:36

lammers de merda, ficam alterando minhas mensagens por não terem argumentos o suficiente pra defender os processadores da AMD. Esse techguru é uma merda mesmo, é a milésima vez que vejo esses lammerzinhos de merda alterando as mensagens do resto do pessoal. Só volto a postar aqui quando resolverem colocar criar um bom método de segurança pra esse blog. Esse tipo de coisa pode até gerar processo se necessário.

Responder
enviado por André Maron Alencar
02/03/2009 11:35

Pra mim o melhor parâmetro de comparação é utilizar maquinas semelhantes com processadores distintos. Minha experiência pessoal é de que com configurações semelhantes sinceramente não vejo diferenças entre Intel e AMD. Admiro a Intel por suas pesquisas e algumas inovações mas na minha opinião e superioridade da Intel e mais Marketing do que superioridade em si. Sem preconceitos, a AMD inovou muito mais que a intel, como dois exemplos, trouxe os 64 bits para nós usuários domésticos e o controle de memória no próprio processador, característica que foi implementada agora pela Intel. Esqueçam números, e tomem como base o uso real. Trabalho com gráficos pesados, arquivos gigantes, e posso dizer com certeza, AMD trabalha em igualdade com processadores Intel. Concorrência é bom pra todos, inclusive nós consumidores. Abs.

Responder
enviado por Clara Maranhão
02/03/2009 12:19

Oi, pessoal Vamos evitar postar comentários preconceituosos ou ofensivos, pois os mesmos serão excluídos. Heriberto, desculpe o ocorrido. Estamos trabalhando para que isso não aconteça mais. abs

Responder
enviado por André
04/03/2009 15:57

discordo de quem acha a intel melhor aqui em casa, tenho um intel celerom de 2.66ghz e tinha um semprom 3000 de 1.8ghz, e o intel apanhava feio dele o semprom com uma mx4000 64mb ganhava facinho do intel q esta com uma 6200 de 128 mb.. hoje não tem como comparar pois meu athon 6000 e minha 8500gt rodam qq tipo de jogo e apenas 1 utiliza 100% do processador, q é o nfs undercover, nem gta usa + de 85% do processador, a AMD é boa pra jogos como alguns usuarios ja disseram pois tem melhor velocidade com memoria, vga, entre outros componente por isso q não é necessario um cash tão grande o meu por ex tem 1mb por nucleo, ja os da intel tem la seus 4mb de cash por nuncleo, e isso adianta alguma coisa, um cara de serta forma falou aqui q um dos motivos de a intel ser melhor era por causa do cash, se duvidar essa pessoa nem sabe pra q serve o cash... acho q é só, e fora o preço da AMD, não da nem pra comparar com um da intel.... e me parece q ano q vem a AMD tb vai pros 32nm...

Responder
enviado por Neto
11/03/2009 16:41

Concordo com todos que disseram que a concorrência é boa para todos, mas para meu uso pessoal prefiro AMD. Já li e assisti palestras das duas empresas, e prefiro o Hyper Transport da AMD que o ultrapassado Front Side Bus da Intel. Talvez o processador Intel seja melhor, mas vale lembrar que não adianta nada um puta cérebro sem mãos suficientemente ágeis, ou seja, um pc com AMD, QUANDO BEM MONTADO, ultrapassa um bem montado com Intel. Além disso, AMD e ATI são uma só, portanto a placa de vídeo ATI tem mais compatibilidade com AMD que a nVidia com Intel.Quanto aos núcleos, teve um cara que falou de mil núcleos. Vale lembrar que a velocidade de processamento não cresce na mesma proporção que a quantidade de núcleos, há uma perda (devido a algoritmos não paralelos) de no mínimo 25%, ou seja, em algum momento os 999 outros núcleos ficarão obsoletos. Portanto, medir qualidade pela quantidade de núcleos, ou ainda, pelo tamanho dos circuitos (45nm etc.) é como julgar livro pelo título. Reitero: Intel e AMD são praticamente iguais, mas o CONJUNTO que pode ser montado com AMD é melhor.Abraços a todos.P.S.: o i7 da Intel é quadcore e DIZ simular oito núcleos, mas segundo profissionais (que eu consultei pessoalmente) com vastíssima experiência, apenas dois processadores inteiramente separados (e não com n núcleos) podem realmente trabalhar com multiprocessamento (como a Intel DIZ trabalhar com o i7).

Responder
Deixe seu comentário
novos usuários
usuário cadastrado
esqueci minha senha lembrar meus dados
Escreva aqui seu comentário
Voltar
    • Add to Favorites
    • Make TechGuru HomePage
    • My Yahoo
    • My Aol
    • Rojo
    • Feed RSS
Arquivo
Mês / Ano:
Ver arquivo de:

LG

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Copyright ® 2005 - 2009 www.techguru.com.br - Todos os direitos reservados.